sobre
Nesses poucos metros quadrados, as fronteiras de quem está dentro ou fora do balcão de madeira maciça se diluem, a conversa vira uma só, quem entra para fazer seu pedido complementa o papo e, de forma despretenciosa, os encontros acontecem: foram exatamente esses encontros que guiaram os primeiros traços da cafeteria. O convite para projetarmos a nova Doc Brown veio como um desafio. A urgência para ocupar um local novo, as dimensões do imóvel e a necessidade de criar uma identidade arquitetônica que representasse seu pioneirismo no cenário do café especial no Maranhão. O layout do Doc Brown foi pensado ao redor de um longo balcão de madeira maciça que é o coração da cafeteria e promove o encontro próximo entre quem serve e quem é servido. O Doc Brown foi pioneiro no cenário de cafés especiais no Maranhão. Já a expressividade da marca, deixamos por conta da equipe e sócios que contribuíram para uma atmosfera despretensiosa, autêntica, com lugares para as sacas de café, os acessórios de torrefação à vista, o balcão amplo para ser ocupado com liberdade, quadros com fotografias que expressam paixões dos sócios e livros pessoais. No dia da inauguração, ouvimos a seguinte frase de um consumidor fiel da casa: "Mesmo com 3 anos de existência, 'parece que o Doc sempre foi isso aqui' ". Deixar que marcas se expressem - e colham os frutos disso - é um dos compromissos da nossa arquitetura.
Uma coisa tínhamos por certo: nossa conceituação precisava estar fundamentada na autoridade que a empresa construiu e na autenticidade da marca.
A partir dele, o desafio ficou por conta da localização da torra do café e dos assentos, dispostos de forma a facilitarem futuros workshops sobre o mundo do café especial.
Para selar essa construção de autoridade, usamos por base arquitetônica as cafeterias das décadas de 60/70 e elementos desgastados como simbolismo de resistência ao tempo.
Esse protagonismo foi fundamental para construção da identidade arquitetônica do espaço.
Hoje, vemos esses valores expressos na interação ao redor do balcão, nas pessoas sentadas nas sacas de café, nas conversas íntimas, nos clientes protagonizando a divulgação do espaço.
Vertical
Tipo de projeto
Local
Ano